Estudos

Ministração em Êxodo 1: 6 -25

          Sendo, pois, José falecido, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração; os filhos de Israel FRUTIFICARAM, e aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles. 


Comodismo

          Enquanto o povo se multiplicava e se fortalecia (também estava acomodado e já não pensava em sair do Egito, não lembrava da promessa e nem sonhava com sua própria terra).
          Nos nossos dias não é diferente, basta termos um pouco mais: um bom emprego, uma boa casa, um bom carro, um bom estudo, para deixarmos de pensar em nosso verdadeiro lar, a Terra Prometida, A Nova Jerusalém. Achamos até que adquirimos os bens com muito esforço e "merecemos". O conforto financeiro nos dá a sensação de "recompensa". é a então conhecida: "zona de conforto", usado nas grandes ministrações da águia e sua trajetória. 

A Prosperidade incomoda o inimigo: 


          Ele nunca ficaria satisfeito em ver os filhos de Deus prosperarem, mas através do incômodo do inimigo, da fúria dele, Deus começa a lembrar aos seus filhos o quanto eles estão esquecendo das promessas. Deus nos ama e quer que os seus filhos estejam com Ele, mas para isso, é necessário cumprirmos a nossa missão. na tribulação deste mundo, começamos a ansiar que sejam abreviados os nossos dias nessa terra e, logo, buscamos os propósitos de Deus para nossas vidas. diante da luta nos aproximamos mais de Deus e queremos que Ele reine. "É chegado o reino dos céus". O que é o Reino dos céus para você?                           O que nos chama atenção para este versículo é  inimigo reconhecer quem voce é, se você é forte, frutifica, se voce tem chance de alcançar os propósitos de Deus. Ele está de olho em você e, se você está incomodando, ele vai usar SABIAMENTE as estratégias para destrui-lo! "Eis que o povo dos filhos de Israel é MUITO e MAIS poderoro do que nós". por isso ele não quer ve-lo ganhando almas, para que os fiéis não sejam MUITOS, que sejam minoria. ele elimina suas forças através de coisas, fazendo-o desviar-se do alvo. vs. 10 - Ele começa a maquinar contra o povo de Israel dizendo: "usemos sabiamente para com ele, para que não se multiplique". Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.



Qual é o nosso alvo?:


         Não é diferente nos nossos dias, o inimigo continua arquitetando contra nós e tem nos mantido distraídos, com muitas preocupações, muita modernidade e, mesmo sem perceber, estamos nos escravizando, somos escravos do tempo, do trabalho e dos grandes e convidativos avanços na área tecnológica, de modo que, nos esforçamos um pouco mais, para conquistarmos sempre. Mas, afinal, o que estamos realmente conquistando? É para o reino? Jesus dizia em sua caminhada:(Mt 3.2)" É chegado o reino dos céus". E nós? o que estamos pregando, o que estamos vivendo, além da nossa própria vida e da nossa própria experiencia? É tempo de levantarmos e olharmos para o alvo. 
         Pregar a Palavra, essa foi a ordem. Se formos fiéis até o fim, herdaremos tudo aquilo que já está preparado pelo Senhor, a Terra Prometida. Não é aqui o nosso descanso, não é aqui o lugar onde o Senhor preparou. (Isaías 1:19) Ele disse: "Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra" Conquiste sim, o seu espaço, mas sem esquecer da promessa, sem esquecer da ordem imperativa do Senhor: "Ide por Todo o Mundo e pregai o meu evangelho a toda criatura..."Qual é a sua missão? Casar, ter filhos, ter uma linda carreira profissional...??? 

O Céu é o nosso alvo!

               Quem sabe, você tenha se esquecido dos planos de Deus em relação as mansões celestiais, da alegria de voltarmos para o nosso país de origem, pois viemos de Deus e para Ele tornaremos. Não se esqueça: JESUS ESTÁ VOLTANDO!!! Este mundo não tem mais espaço pra santos. Lute pra cumprir a sua missão, olhe hoje para o mundo e veja, está se acabando, está corrompido, cheio de promiscuidade. O que você tem feito pra sair desse mundo? É preciso pregar o evangelho a TODA criatura, tem alguém que ainda não ouviu falar do amor de Deus. Jesus vem, mas é preciso que todos sejam evangelizados: pequenos, grandes, velhos, jovens, crianças...Não perca mais tempo. Crescer nesta vida é muito bom, mas Jesus crescia em estatura,e em sabedoria e em graça, diante de DEUS e dos Homens. Não cheguemos aos extremos; Não venhamos experimentar as pragas; nem a morte dos nossos filhos.Vamos prosseguindo para o Alvo?


A multiplicação em meio a aflição:     

        (Êxodo 1:12) - Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.

                    
"Sempre que as lutas chegam e igreja do Senhor está "bem", a primeira evidencia é o crescimento. Há uma força gigantesca e até é declarado que o inimigo está furioso com a vitória. E a igreja prossegue vencendo os desafios, vai passando pela prova dando glórias a Deus. Ora, prega, testemunha... O inimigo começa a ficar preocupado com tais atitudes, então, ele começa a apertar o cerco, muda estratégias, vai experimentando de tudo. (Êxodo 1:13) - E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;então, a estratégia dele é fazer a igreja perder o rumo. A igreja fica muito ocupado com as "oportunidades" que vão aparecendo, tanto na área natural como a espiritual. No dia-a-dia, vão aparecendo oportunidades de ganhos, os "seus" planos parecem estar dando certo,o que você pensou em comprar, metas que a igreja pensa em bater... e na espiritual a igreja começa a receber tantos convites para pregar, cantar, palestrar, que nem se dá conta de que está servindo duramente aos compromissos. A igreja então se sente cansada, literalmente esgotada, sem forças pra dar conta de tudo.

Vida ocupada:

(Êxodo 1:14) - Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza. Nestas horas, é muito importante estar atento, nem mesmo as coisas espirituais podem tirar a igreja do Senhor do alvo. Não se distraia, não se ocupe demais. Quando há esse tipo de brecha, o inimigo ganha espaço e começa a colocar em prática os seus ardilosos planos para que a igreja fique desarmada.Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 
             A ordem do inimigo é acabar com os planos de Deus.(Êxodo 1:15) - E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá)
(Êxodo 1:16) - E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. 
        Não satisfeito em ver os hebreus enfadados e cansados por causa da dura servidão, o adversário dá ordens para que os filhos sejam mortos.
        Esta estratégia começou com as parteiras que eram hebréias. A intenção de Faraó era enfraquecer o povo, não deixando os meninos vivos.

A sabedoria é dom de Deus  

           Não é diferente no meio da igreja. As batalha está ferrenha e o inimigo tenta usar até mesmo o nosso irmão mais próximo para nos enfraquecer, muitas vezes usando de palavras desestimulantes, palavras que só trazem desanimo, dizendo que não vai dar em nada, que é melhor desistir. Mas neste trecho, as parteiras estavam atentas ao propósito de Deus. Era necessário que elas usassem de sabedoria, ajudando as mulheres em seus partos e muitas vezes, escondendo o fato do inimigo.
             Nem sempre estamos sozinhos, enquanto o inimigo quer nos afrontar, nos enfraquecer, ainda existem mulheres de Deus disposta a nos ajudar, a oferecer os seus ombros, a interceder por nós, a estar na brecha. Sempre que estamos sem forças para lutar, orar, tomar atitudes de vencedores, Deus nos envia alguem para nos socorrer. Essas mulheres agiam por Deus, ligadas na promessa de que nestes tempos Deus haveria de levantar um libertador. foram incansáveis. A resposta destas em relação a prestação de serviço a Faraó foi bem interessante, veja bem:
(Êxodo 1:18) - Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?
Em palavras proféticas elas disseram:(Êxodo 1:19) - É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.
       Este trecho me chama a atenção para as mães espirituais, as mães de crianças e de adolescentes: "são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas". (Nem sempre em nossa caminhada "as parteiras" chegam em tempo, mas não se preocupe, quando você se sentir só e não tiver ajuda, pode ser que Deus esteja te dando livramento de outros tipos de "parteiras", aquelas que podem querer matar os seus sonhos e cumprir a ordem do adversário).

Análise:

           Fazendo uma comparação a nossa vida. Será que realmente somos vivas?, isto é, prudentes? e estamos ensinando os nossos filhos, alicerçando-os na palavra, antes que venha a execução de suas vidas? A palavra de Deus nos ensina a ensinar os nossos filhos de modo a "encucar", mas quantas vezes não temos tempo?                  
            Quantos de nós estamos tão ocupadas que ignoramos o tempo e vamos adiando esse fato? Trabalhamos para dar o "melhor" aos nossos filhos; dando o "melhor" aos nossos filhos os distraímos com coisas fúteis, tais como: jogos, diversões, roupas de grife, passeios, etc. Que não seja esse o nosso caso, que verdadeiramente estejamos vigilantes.(Salmos 119:105) - "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho".

Nascimento de  um grande líder:


         Quando a igreja do Senhor está ligada e não faz a vontade do inimigo, ele manda os seus "amigos" fazerem o trabalho. A morte continuou, mas isso não impediu que os planos de Deus se cumprisse. Apesar de se passarem muitos anos até que o povo de Deus clamasse.(Êxodo 2:23,24, 25) - "E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
 E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;
 E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição".
Obs. As parteiras fizeram sua parte, as mulheres que davam à luz faziam as delas, mas isso não bastava, era necessário o povo se voltar para Deus e clamar. Passaram-se mais de 100 anos deste episódio entre o nascimento de Moisés até a libertação dos hebreus. Mas Deus não demora a responder o clamor do povo, muitas vezes somos nós que impedimos o agir de Deus em nossas vidas quando damos lugar a lamúria, murmuração e não clamamos ao Senhor para que venha em nosso socorro. Se estamos trabalhando, estamos cansados, sem tempo e, muitas vezes nem percebemos que a nossa liberdade ja terminou há muito tempo.
          Quando abrimos os olhos já perdemos quase tudo, às vezes os nossos filhos, o nosso emprego, o nosso casamento, a nossa identidade, os nossos sonhos...
           Estamos amarrados, sem saída, não tem mais por onde apelar, aí lembramos de Deus e da sua grande fidelidade. Lembramos de suas palavras: (II Crônicas 7:14) - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
           Quando lembramos que a nossa esperança é O Senhor e que Dele vem a nossa Salvação, então vemos a Luz, há renovo, há ânimo, há alegria em nossa vida novamente, apesar do momento difícil que estivermos atravessando.
(Salmos 4:1) - OUVE-ME quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
       Clame com fé, Deus te ouvirá e fará tudo novo em sua vida.







Em meio a todas as aflições do povo hebreu, Deus contava com uma família:

(Êxodo 2:1-10) - E FOI um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
 E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
 Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
 E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
 E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
 Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
 E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
 Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
vejamos então como Deus contou com esta família:

1.Esconderam-no enquanto puderam - hoje temos acompanhado em muitas famílias a exposição de seus filhos e, até mesmo dos sonhos (isto aconteceu com José, quando revelou seus sonhos a seus irmãos, causando inveja), quem sabe, se a família de Moisés o tivesse exposto, nem que fosse como um segredo, se alguém que houvesse perdido seu filho, não os delatasse.
2. Quando não o podia mais esconder, ela primeiramente preparou uma cobertura para seu filho, betumando-o e o colocou sobre as águas.Não foi de qualquer maneira que ela o expôs, mas com um cuidado todo especial. Assim é em nossa vida, temos filhos e, nem sempre podemos privá-los de ir e vir, mas é necessário uma edificação, uma cobertura espiritual e confiarmos em Deus pela sua palavra, veja bem, Joquebede, depois de haver preparado a arca, ela o colocou sobre as águas (a palavra de Deus é água), lancemos os nossos filhos, os nossos ideais sobre as águas do Espírito.
3. Havia uma vigilância contínua, vejam neste versículo que a jovem irmã espiava, acompanhando a trajetória da arca. Não devemos de maneira alguma deixar que nossos filhos simplesmente se vão, devemos, além da cobertura espiritual, da confiança em Deus, estarmos atentos, pois não sabemos o que se aproxima dos nossos filhos.
4. Inteligência - Quando a filha de Faraó encontrou o menino, logo em seguida aparece a irmã de Moisés com muita sabedoria oferecendo exatamente o que a mulher precisaria, uma ama para a criança. A família permanecia unida neste propósito, quem sabe, o pai de Moisés, mesmo com o coração apreensivo pelo filho, continuou seu trabalho, despistando o inimigo de sua real aflição. A mãe, sendo uma mulher sábia, visto que, havia procedido sabiamente quanto ao menino, certamente estava em oração e em total confiança ao Senhor. a irmã o vigiava e estava atenta a qualquer sinal.
5. A vitória desta família foi tão tremenda, que, além de terem de volta aquela criança, também era remunerada pelo seu serviço.
Quando fazemos tudo pelo Espírito, além de sermos restituidos naquilo que perdemos, também somos recompensados com a prosperidade de Deus em nossas vidas. Moisés cresceu, teve seus momentos difíceis, foi tentado, foi provado, mas recebeu de Deus uma missão, cumprindo assim os propósitos de Deus.